Em tempos de mudança de direção, gere oportunidades e venda mais

Gosto de falar em mudança de direção, porque acho que crise é uma palavra muito forte e acaba levando nosso cérebro para o lado negativo da situação. Para muitos empresários crise é só a desculpa que ele usa com funcionários, com fornecedores, com a família, para explicar porque a situação está ruim, porque as coisas estão pior, porque sua empresa parou de crescer. Assim como a chuva cai para todos os pilotos em uma corrida de carros, a crise também chega para todo mundo, acontece que um bom gestor sabe tirar proveito da situação e encara a mesma de frente ao invés de só repetir desculpas diárias em discursos, e-mails e choros para a secretária.

Uma dica que é muito valiosa ser utilizada em tempos como esse é a de geração de oportunidades para seus clientes, pois o dinheiro fica mais concorrido, as pessoas valorizam mais seus reais e buscam encontrar a melhor opção.

Um gestor precisa então encontrar essas oportunidades e transmitir isso a seus clientes de uma forma clara e impactante, vamos separar três dicas abaixo.

I – Ótima hora para negociar

Lembra que eu falei no começo desse artigo que tempos de mudança de direção são para todos, então não fique na defensiva, aproveite os novos ventos que o mercado trás, negocie com fornecedores e com quem puder para melhorar suas margens e a rentabilidade de seu negócio. Se for preciso exclua aquela seção que não te trás lucro e fortaleça só o que realmente é levante para sua operação.

II – Fale em economia para o seu cliente

Se você possui uma loja de suplementos alimentares, crie combos do mesmo produto com desconto progressivo, mas não faça isso eternamente, lance a promoção apenas para um determinado período, deixei claro para seu cliente que isso é uma oportunidade e ele precisa aproveitar. Desconto é uma palavra muito forte na Internet, não esqueça que você precisa guardar essa arma na manga, produtos não podem ser lançados sem ter margens de remarcações, uma remarcação de preço cria oportunidade e gera conversão.

III – Crie um desejo de perda.

Se o estoque do produto está raso, informe isso na página de detalhes do mesmo. Se a procura está alta por um produto, informe a todos quantas pessoas estão vendo aquele item no momento e comprando. Muitos vão dizer racionalmente que não acreditam nessas informações, mas a verdade é que de acordo com a neurociência 95% das nossas decisões são tomadas por impulso.

Tenha planos audaciosos para o futuro, não deixe de fazer o básico hoje e evolua um pouco mais amanhã.

Bruno Raul
Consultor e-commerce

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