Se deseja que seu e-commerce venda mais, pense página a página

O título desse artigo pode parecer clichê, mas de cada 10 proprietários de uma loja online que eu conheço apenas um sabe olhar para dentro de sua operação e identificar seus gargalos. Uma de minhas crenças é ter a convicção de que resultados são consequências de um trabalho bem feito, ninguém chega a nenhuma lugar ao sol se não buscar a perfeição naquilo que se propõe a realizar. A melhor definição de perfeição pode ser encontrada facilmente no Google, perfeição é algo que reúne todas as qualidades e não tem nenhum defeito, e designa uma circunstância que não possa ser melhorada.

Agora vamos imaginar um mestre de bateria que deseja que sua escola de samba tire nota máxima no desfile, o mesmo vai precisar treinar e muito bem cada um dos seus cerca de 300 ritmistas. Não adianta 290 estarem dentro do compasso e dez fora, isso vai causar ruídos na melodia que podem significar perda de pontos cruciais. Principalmente os ritmistas que carregam os microfones dos alto falantes e das televisões precisam ser os melhores possíveis e estarem muito bem dentro do ritmo.

Pois bem, então se você quer que seu e-commerce venda mais, comece a saber exatamente qual página do seu site esta fora do ritmo, qual página do seu site não está seguindo a sua melodia e também veja qual página do seu site que carrega o microfone e veja se ela realmente é a melhor ritmista que você tem.
E como fazer isso?

Fácil, use os números ao seu favor, os números não mentem. No Google Analytics em um relatório que você vai encontrar em Comportamento > Conteúdo do site > Todas as Páginas você irá conseguir identificar quais páginas são mais acessadas no seu site, quais páginas possuem taxa de saída de visitantes, quais taxas possuem alta taxa de rejeição.

Foque em resolver os problemas de cada uma dessas páginas, elas não pode ser 40% de taxa de saída por exemplo, isso significa que de cada 10 pessoas que chegam nessa página 4 vão embora, então você precisa modificar a mesma para diminuir essa taxa.
Páginas com alta taxa de rejeição e baixa taxa de saída significam que as pessoas não estão convertendo por essa página mas não estão saindo do seu site, veja porque essa página não esteja agradando seu público.

A taxa de rejeição e a taxa de saída são como nossas pressões arteriais, se as duas estão altas você precisa agir rapidamente pois isso está impactando no seu e-commerce.

Tenha planos audaciosos para o futuro, não deixe de fazer o básico hoje e evolua um pouco mais amanhã.

Bruno Raul
Consultor e-commerce Agência Innovar 8

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